Allan Kardec

alankardec-bibHippolyte Léon Denizart Rivail nasceu em Lion, França no dia 3 de outubro de 1804, e desencarnou em 31 de março de 1869, em Paris. Desde cedo interessou-se por todas as causas que envolvessem o bem coletivo. A sua paixão pelos métodos de ensino, de acordo com a escola de Pestalozzi, de quem foi discípulo, o fez uma autoridade bem conceituada sobre assuntos educacionais, na Europa.

Em meados do século, em várias localidades, um estranho fenômeno começou a ser difundido em diversas reuniões da sociedade: o das mesas girantes. Nelas, os participantes faziam perguntas e, inexplicavelmente, as mesas, sem nenhuma interferência material, andavam e saltavam, respondendo pequenas perguntas que lhes eram feitas.
Allan Kardec, com um raciocínio altamente científico, observou que o objeto em si não poderia se mover, muito menos ter algum tipo de inteligência. Algo muito importante se manifestava e, a partir daí, resolveu pesquisar e encontrar as respostas, o que fez até o fim de sua vida.
Quando descobriu a seriedade de tal empreendimento, avisado que fora então pelos próprios espíritos comunicantes, resolveu utilizar o pseudônimo de Allan Kardec, para que não se confundisse seu trabalho humano com esse, muito mais importante: o de ser o codificador dos espíritos comandados pelo “Espírito da Verdade”, trazendo uma nova luz sobre os ensinamentos de Jesus. Cumprindo assim a promessa do Cristo, chegara o consolador prometido.

Kardec, através de diversas reuniões mediúnicas, sempre utilizando médiuns respeitados e equilibrados, e usando toda sua técnica de pesquisador e educador, reuniu e codificou, em alguns livros, todo o seu trabalho.
São eles: O Livro dos Espíritos, a parte filosófica (1857), O Livro dos Médiuns, a parte experimental e científica (1861), O Evangelho Segundo Espiritismo, a explicação das máximas morais do Cristo (1864), O Céu e o Inferno, o exame comparado das doutrinas acerca da passagem da vida corporal à vida espiritual, e a Gênese, a criação do mundo e as predições (1868).

Todo aquele que deseja conhecer o Espiritismo tem, nesses volumes, leitura e estudo indispensáveis.
Conheça as Obras Básicas e copie para seu computador, clique aqui.